Historial

A Brintons foi fundada em 1783 por William Brinton em Kidderminster, Inglaterra, onde ainda hoje se situa a sede do Grupo. Desde a sua fundação a Brintons esteve sempre na vanguarda dos seus mercados, posicionando-se como uma empresa dinâmica, reconhecida pela sua capacidade de inovação tecnológica e pela excelência dos seus produtos.


Com mais de 230 anos e uma história recheada de sucesso, salienta-se o ano de 1890 quando a Brintons inventou o tear de “grippers” com maquineta Jacquard para a produção de alcatifas Axminster e o ano de 1930 quando recebeu nomeação real, concedida pela dimensão e grandeza dos seus fornecimentos de alcatifas para as residências reais. Actualmente a Brintons é o maior fabricante mundial de alcatifas tecidas Axminster, possuindo fábricas no Reino Unido, Portugal e Índia e distribuidores em todo o mundo.

A Brintons Industria de Alcatifas, Lda. foi constituída em Portugal a 18 de Janeiro de 1990, em Rebordinho, Zona Industrial de Campia, no Concelho de Vouzela, Distrito de Viseu, com o objectivo de produzir e comercializar alcatifas e outros produtos têxteis. Desde então a Brintons Portugal tem vindo a conseguir de forma sustentada um consecutivo crescimento, tendo assistido a várias fases de investimento na sua unidade produtiva, ao longo dos seus mais de 20 anos de história. A dimensão actual da empresa e o seu papel fundamental na implementação da estratégia do Grupo Brintons (é a única unidade fabril do Grupo na zona Euro) conferem-lhe uma importância decisiva, no contexto das políticas económicas e sociais do nosso País.


Fase I - 1991

Fase II - 1998

Fase III - 2000

A Brintons Portugal viu o seu Sistema de Gestão da Qualidade ser certificado através da SGS ICS, pela norma NP EN ISO 9001, em Novembro de 2002. Obteve igualmente o certificado de garantia “Wheelmark” em Março de 2004, que garante que as suas alcatifas cumprem as normas de inflamabilidade e são produzidas segundo os sistemas de controlo de qualidade que são exigidos pela Organização Marítima Internacional (IMO).

Em Março de 2008, a Brintons certifica o seu Sistema de Gestão Ambiental pela norma NP EN ISO 14001 e faz, no mês de Junho desse mesmo ano, o seu registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria - EMAS.

Em Dezembro de 2011, a Brintons Portugal concretizou um relevante projecto de investimento tecnológico, materializado na substituição de alguns dos seus teares por outros de uma nova geração tecnológica, totalmente inovadora, que permite a fabricação de produtos com uma complexidade de desenho inigualável.

Este projecto, concretizado com o apoio do QREN, medida SI Inovação do Programa Operacional Factores de Competitividade - COMPETE, representou um passo decisivo na implementação da estratégia que a Brintons Portugal vem delineando na busca permanente da inovação dos seus equipamentos, processos e produtos.

Já mais recentemente, em Julho de 2014, a Brintons Portugal completou uma segunda vaga de modernização tecnológica de algum do seu equipamento de tecelagem, dotando-o de capacidades técnicas únicas e tornando-se na unidade de tecelagem Axminster mais moderna do Grupo Brintons e numa das mais modernas do mundo.Este investimento teve o apoio do QREN, medida SI Inovação do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE.